O mito do shampoo sem sal

Os cosméticos, muito mais que tecnologia, possui um conceito, para tornar atraente um produto aos olhos do consumidor precisamos de um apelo forte e interessante. Assim surgiu a fábula do shampoo sem sal.

Químicos

Foi um marketing oportunista “pero no mui verdadero”, um apelo forte do ponto de vista comercial, mas que técnicamente cai por terra.

De onde surgiu a idéia de que o sal estraga os cabelos?  Do sensorial dos fios, quando saímos do banho de mar, porém temos que considerar a quantidade de sal na água do mar e a quantidade de sal adicionada ao shampoo, na química um mesmo elemento pode ser remédio ou veneno, depende da concentração.

O consumidor compra pelo rótulo, diante disso, entendem que os rótulos que não grafam a frase “sem sal”  não são produtos de boa qualidade.

A maioria das marcas que  afirmam não usar sal em seus shampoos, na verdade o têm.

O Sal comercial, tem o nome químico “cloreto de sódio”, que é utilizado em baixíssima quantidade, apenas com a finalidade de dar consistência aos shampoos. Os principais componentes de uma formulação de shampoo, são Lauril Sulfato de Sódio ou Lauril Éter Sulfato de Sódio, conhecidos também por tensoativos.

Na produção desses tensoativos ocorre uma reação química, cujo produto resultante é o cloreto de sódio, ou seja, o sal. Por isso, mesmo que estes shampoos afirmem nas embalagens não possuir sal, eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina em de sódio. Ou seja, eles têm sal em seus produtos.

Mais um ponto importante: Quando usamos um shampoo, após a aplicação, enxaguamos os cabelos com água doce, e sabemos que o sal é totalmente solúvel em água doce, portanto não vai sobrar sal nenhum  nos cabelos.

Mesmo considerando que quando vamos a praia nosso cabelo fica terrível, temos que lembrar que nossos cabelos estão expostos a outros fatores, como o atrito da areia nos fios, que é altamente danoso às cutículas, os raios UV, danificam os fios, deixando os cabelos sem brilho e ressecados, os poluentes contidos na água do mar que dão o aspecto pegajoso. A maioria dos cabeleireiros que trabalham com  escovas progressivas, desavisadamente acabaram comprando a idéia de que o shampoo com sal causa o dano a escova progressiva, quando na verdade o que causa dano aos cabelos com escova progressiva é o componente químico que provoca as modificações da estrutura dos cabelos, além da tração manual e mecânica e o calor (escova + prancha) para alisar o fio. A estrutura de um fio alisado é mais frágil, tornando os cabelos mais suscetíveis à quebra além de deixar a parte externa do fio mais ressecada.  E como a culpa por esses danos tem que ser de alguém, que seja do “sal”.

Nas formulações de shampoo, o sal na maioria das vezes entra em quantidades tão pequenas com a simples função de espessar e dar consistência ao produto, o excesso de sal “quebra” a viscosidade tornando o shampoo líquido.

Resumindo, temos que nos preocupar mais com a concentração dos ativos que compõem a formulação do shampoo do que com o sal, isso sim faz muita diferença no cuidado com os fios.

Para os céticos que não acreditam que a concentração do sal é mínima e não tem capacidade para causar danos aos fios, pode fazer uma experiência: Pegue um copo de água 200 ml  coloque 3 colheres bem cheia de sal,  pegue um copo com água e coloque uma colherinha de café de sal, tente tomar um gole de cada uma das misturas. Qual delas não coseguiremos ingerir? Com  certeza a que tem maior concentração de cloreto de sódio, conclusão do experimento?

A CONCENTRAÇÃO MUDA  TUDO!!!

O cliente final deve estar atento a idoneidade do fabricante de seus cosméticos e os cabeleireiros, antes de tomar um conceito por fato, pesquise se cientificamente a informação tem embasamento científico.

Beijos à todos e um ótimo fianal de semana!

PS : Sal em excesso faz mal sim… à pressão arterial…

Nanni Leite

This entry was posted in Dúvidas and tagged , . Bookmark the permalink.

4 Responses to O mito do shampoo sem sal

  1. Pablo Sebastian says:

    Excelente!!!

  2. Junior says:

    Rô muiito bom!!!!!

  3. Cris Melo says:

    Se os profissionais lessem mais, muita coisa dentro dos salões seria diferente…Rô para variar você sempre detona no quisito conhecimento, parabéns pela matéria! Bj.

  4. Iza'Cabelos says:

    Nanni, parabéns por esta materia em seu blog.
    Existe uma coluna no jornal de minha cidade que se chama “Espaço Mulher”, o qual eu participo com frequência. Onde falo sobre cuidados, tendências e a moda atual dos cabelos e maquiagem. Esses dias a edição do Jornal me procurou, para que eu falasse sobre “Mitos e verdades dos shampoos com sal” eu estava pesquisando e preparando uma matéria, e não encontrava as palavras corretas para os leitores. E hoje vi seu Blog e esta matéria que fala exatamente do que eu preciso, na verdade concordo com você em gênero e grau…e se você não se incomodar gostaria de editar para próxima semana esta sua matéria. Teria algum problema pra você??
    Um grande abraço, e ótimo fim de semana.

    Iza de Sá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>